segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Clima organizacional - um ambiente saudável

A RS Company realizará no próximo dia 22, sexta-feira, o curso de Pesquisa de Clima Organizacional. O objetivo é auxiliar na elaboração de projetos para que, bem definidos, tragam resultados satisfatórios como: aprender a avaliar a qualidade do clima organizacional de uma empresa, sua interferência nas pessoas e nos resultados, além de mensurar resultados e propor planos de ações.

O treinamento será ministrado pela psicóloga Luciana Escarmanhani Avelino, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Coordenação de Grupos Operativos pelo Instituto Pichon Rivere.


PÚBLICO ALVO
Profissionais que já atuam na área e desejam aprimoramento profissional no tema. Profissionais que estão iniciando na área de Recursos Humanos e desejam maior conhecimento sobre Pesquisa de Clima.

METODOLOGIAS

erão apresentados conceitos e métodos de pesquisa de clima, com base em experiências vivenciadas pelo facilitador e o que se pratica no mercado. Serão propostos exercícios, modelos, cases sobre pesquisa de clima organizacional e discussões em grupo. A dinâmica do curso está embasada na participação de todos os participantes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ambiente Empresarial: missão, visão e valores.
O que é clima organizacional.
Como o clima interfere nos resultados da área e na saúde mental da empresa.
Como fazer o diagnóstico da empresa sobre: ambiente, comportamentos, relacionamento interpessoal, liderança, equipe, políticas, segurança, comprometimento etc.
Comprometimento e envolvimento do corpo Diretivo da empresa, seriedade da pesquisa e sigilo das informações.
Modelos de pesquisa de clima: como elaborar as perguntas, organização do questionário, formulário ou web, cronograma, aplicação.
Marketing na divulgação e comprometimento das lideranças com o RH.
Como analisar os resultados da pesquisa.Divulgação dos resultados para a equipe e para a diretoria.
Como elaborar o plano de ação para as necessidades dos funcionários e da empresa, planejamento, custos envolvidos e divulgação das ações de melhoria.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores:

Leia mais!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Clima Organizacional e Pesquisa de Satisfação

Por que fazer e qual a validade de uma pesquisa de satisfação interna? Por mais simples que esta pesquisa possa ser, ela só terá validade se o seu resultado for utilizado de forma objetiva, não apenas para satisfazer metas ou requisitos da empresa. Nesta situação corremos o risco de causar prejuízos ao clima organizacional.

Quando uma empresa pergunta aos seus funcionários a visão que eles estão tendo sobre aspectos do clima organizacional, tais como: ambiente e condições de trabalho, benefícios oferecidos, o grau da comunicação, sua forma de relacionamento e participação com sugestões, a empresa deve saber administrar as respostas que não vierem ao encontro das suas expectativas.

Saber ouvir e administrar frustrações é tarefa de todo bom administrador de uma empresa, esteja ele em qualquer nível de comando. Há grande diferença em aplicar uma pesquisa e não levar em consideração as respostas dos seus funcionários, da situação de dar respostas, apresentar propostas ou pedir sugestões.

E como proceder com as respostas à pesquisa que mostram o desacordo entre a empresa e o grau necessário de satisfação dos seus funcionários? A empresa deve, para o bem de manter o clima organizacional no mínimo no patamar em que está, traçar um plano de metas antes de realizar a pesquisa.

Estabelecer um valor mínimo desejável quanto à satisfação dos funcionários, ditar um grau aceitável; quando este valor não for atingido, a empresa deve contabilizá-lo e traçar Planos de Ação para atender os fatores indicados nas respostas abaixo da meta estipulada; monitorar a manutenção do clima da organização verificando, no mínimo uma vez ao ano, se os funcionários mantêm-se satisfeitos; após atingir o valor estipulado, traçar novo objetivo.

Assim, antes de aplicar uma pesquisa, o administrador deve avaliar a real possibilidade de utilizar as informações que receber e de que terá meios de dar as respostas às questões relevantes. Sem esta condição, ou seja, se a pesquisa for realizada e não resultar em reciprocidade, a empresa perde credibilidade em suas ações e põe em situação indesejável o clima organizacional da empresa.

Fonte: Qualitá Consultoria e Desenvolvimento LTDA.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores: ,

Leia mais!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pesquisa de clima faz TRT mudar horário de funcionamento

A partir de 1º de setembro o horário de funcionamento da Justiça do Trabalho em Mato Grosso será das 10 horas às 18h. A última hora do expediente (17 horas às 18h) será dedicada às atividades internas para que os trabalhos iniciados no dia possam ser finalizados. A mudança foi implantada após a realização de uma pesquisa de clima organizacional realizada pelo TRT. Atualmente o atendimento ao público acontece das 9 horas às 18h.

A mudança atende reivindicação de magistrados e servidores e foi aprovada ontem (dia 30) durante sessão administrativa realizada pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho. Os magistrados levaram em consideração que a mudança permitirá otimizar o desempenho nas unidades possibilitando maior concentração de servidores durante as oito horas de funcionamento.

Outras questões como a necessidade de redução de despesas e a uniformização dos horários de funcionamento das varas da capital e do interior também tiveram peso na decisão. A Resolução Administrativa 110/2008 foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico de quarta-feira.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores:

Leia mais!