terça-feira, 9 de setembro de 2008

Grupo de Mídia SP promove curso

O Grupo de Mídia São Paulo promove entre os dias 22 e 29 de setembro, o II Curso Básico de Mídia. O programa é voltado a jovens publicitários, estudantes de comunicação e marketing, além de profissionais de veículos e anunciantes e contará com palestras de Ângelo Franzão Neto (Presidente do Grupo de Mídia/ McCann), Ana Guedes (Lowe), Eugênio Neto (Almap), Cláudio Barres (Eugênio) e Igor Pulga (IDID/TBWA).

O conteúdo programático abordará temas como a evolução da atividade de mídia, seu desenvolvimento técnico e sua importância no processo de comunicação.

Também serão apresentados conceitos básicos de mídia como alcance, freqüência media, GRP e custos relativos, além de um painel com a principais características dos meios de comunicação, como e porque programá-los e visões sobre a new mídia, a convergência dos meios e a interatividade da audiência.

Programação

::Dia 22 (segunda-feira)“Uma visão geral” – Angelo Franzão Neto – McCann-Erickson, das 19h às 20h15.“Conceitos Básicos” – Ana Guedes – Lowe, das 20h15 às 22h.

::Dia 23 (terça-feira)“Conceitos Básicos” – Ana Guedes – Lowe, das 19h às 20h.“Instrumental de Pesquisa de Mídia” – Eugenio Neto - Almap, das 20h15 às 22h.

::Dia 24 (quarta-feira)“Instrumental de Pesquisa de Mídia” – Eugenio Neto - Almap, das 19h às 22h.

::Dia 25 (quinta-feira)“A mídia no contexto da comunicação – Aspectos Estratégicos” – Cláudio Barres – Eugênio, das 19h às 22h.

::Dia 29 (segunda-feira) “Mídia interativa tendências” - Igor Pulga – IDID/TBWA, das 19h às 22h

Serviço

II Curso Básico de Mídia
Local: Sede do Grupo de Mídia São Paulo - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1340 - 15º andar - Vila Olímpia
Dias: 22, 23, 24, 25 e 29 de setembro de 2008
Horário: das 19h às 22h
Inscrições e informações pelos telefones (11) 3846-1203 ou 3842-5219 ou pelo e-mail anete@gm.org.br.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores: , ,

Leia mais!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ABEP: apresentação de resultados de pesquisas

A executiva Vera Lígia Pompeu de Toledo, do IBOPE Inteligência, discute a importância da apresentação de resultados de pesquisas em curso que acontece nos dias 12 e 13 setembro.

Vera Lígia Pompeu de Toledo, Diretora de Atendimento e Planejamento do IBOPE Inteligência, palestra para profissionais da área de pesquisa e interessados no tema sobre a importância de uma apresentação de resultados eficiente e prática.

“A apresentação dos resultados é o momento em que todos os achados, descobertas e insights são relacionados entre si e devem contar a história de uma determinada pesquisa. É neste momento que a lógica dos acontecimentos deve ser considerada. O que faz mais sentido ser contado antes? Qual a fluência que facilita a compreensão?”, explica a executiva.

O curso, que tem carga horária de 16 horas, traz dicas, modelos, cases e exercícios práticos que auxiliam a pensar, planejar, montar e realizar uma apresentação de resultados de pesquisa em seus diferentes modelos e possibilidades.

Serviço:
Curso “Apresentação de Resultados”

Data: 12 e 13 de setembro
Horário: 9h às 18:30h
Local: Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP) / São Paulo
Endereço: R. Urussui, 92 cj 55 - Itaim Bibi
Inscrições: katia@abep.org ou (11) 3078.77.442º
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (
www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores:

Leia mais!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

V FÓRUM ABA RIO DE PESQUISA

Quer saber como as empresas estão utilizando a pesquisa no planejamento de suas estratégias de negócios e comunicação? A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realiza no dia 10 de setembro o V FÓRUM ABA RIO DE PESQUISA voltado aos gestores de Pesquisa de Mercado, Marketing, Comunicação e Planejamento de empresas anunciantes, além de profissionais da área de Pesquisa de institutos, agências de propaganda e veículos. Conheça a programação.

Programação
V FÓRUM ABA RIO DE PESQUISA
10 de setembro de 2008

:: 8h30/9h00 – Os novos horizontes da pesquisa de mercado no Brasil.
Guilherme Caldas, presidente do Comitê de Pesquisa da ABA e gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Michelin para a América Latina.

:: 9h00/10h00 – Caso Elseve de L´Oréal Paris: a pesquisa de mercado e o processo de lançamento de um produto.
Paula Neherer Bento, gerente de Inteligência de Mercado da L’Oréal.
Alessandra Orgler, gerente de Pesquisa de Mercado da L’Oréal.

:: 10h00/10h30 – Intervalo.

:: 10h30/12h00 – Qualidade da pesquisa qualitativa.
Waldir Pilli, diretor de Pesquisa da Larc Pesquisa de Marketing.
Guilherme Caldas, presidente do Comitê de Pesquisa da ABA e gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Michelin para a América Latina.

:: 12h00/13h30 – Almoço.

:: 13h30/14h30 – Dimensionando o mercado com métodos estatísticos multivariados.
Rogério Garber, diretor-presidente da RGARBER – Inteligência Competitiva e Estudos de Mercado.

:: 14h30/15h30 – O comportamento de consumo do mercado de alta renda e os cuidados metodológicos da pesquisa junto a esse público.
Celso Grissi, diretor-presidente da Fractal Consulting e Professor da FEA – Faculdade de Economia e Administração da USP.

:: 15h30/16h00 – Intervalo.

:: 16h00/17h00 – Novos horizontes: quando as formigas segmentam os consumidores.
Luiz Sá Lucas, diretor técnico de Pesquisa da IDS - Marketing Intelligence.

:: 17h00/18h00 – Our Green World: estudo global sobre o comportamento e as atitudes ambientais realizado em 17 países.
Lucas Pestalozzi, diretor de Planejamento da TNS InterScience.

Moderador: Guilherme Caldas, presidente do Comitê de Pesquisa da ABA e gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Michelin para a América Latina.

Local
Centro de Convenções do Barrashopping. Av. das Américas, 4666 Bloco 7B - 3º Piso da Expansão – Centro Médico - Rio de Janeiro.

Inscrições e Informações
0800 124588 / (11) 3283 4588 / (21) 3385-4096
www.aba.com.br
e-mail: eventos@aba.com.br
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores:

Leia mais!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Inteligência competitiva: apredendo a identificar e analisar resultados

Este curso apresenta um amplo conjunto de informações acerca das técnicas e práticas relativas às fases de comunicação sensibilização e construção de um sistema de Inteligência Competitiva, este sistema permitirá tomar decisões com base nas pistas emitidas pelo mercado - o que certamente irá auxiliar os gestores na prevenção de uma eventual ação dos concorrentes, reduzindo riscos e custos para a empresa. O treinamento acontece no dia 10 de setembro, no American Business Center, no Centro, Rio de Janeiro.

Cada vez mais, a informação é indispensável para qualquer tipo de negócio, seja a que vem do cliente, do fornecedor ou do competidor. Assim, é necessário que hoje em dia os gestores e executivos, ou seja, as empresas utilizem as informações relevantes ao negócio de forma fácil. Essas informações reunidas e analisadas apoiarão a todos os níveis da organização e, principalmente, auxiliarão aos tomadores de decisão no momento de definir suas estratégias. O curso será ministrado por Elisabeth Gomes e Deborah Leite.

Público Alvo
Diretores e gerentes de Planejamento, TI, Marketing e outros profissionais que têm necessidade de transformar informações em conhecimento para apoiar negócios.

Docentes
Elisabeth Gomes
Doutora em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva pela COPPE/UFRJ, mestre em Planejamento pela COPPE/UFRJ e engenheira mecânica pela UCP. Autora de: "Inteligência Competitiva: como transformar Informação em um negócio lucrativo” – 2001, atualizado em 2004, “Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento” - 2001, ambos da Editora Campus e Gestão Estratégica da Informação e IC da Ed. Saraiva, 2005. Possui dois livros publicados no exterior: “Gestão de Empresas na Era do Conhecimento”. Ed Silabo, 2004, Portugal e Knowledge management and Competitive Intelligence for Nuclear Area, 2004, Ed.IJNKM, França. Possui mais de 15 artigos publicados sobre o assunto em revistas nacionais, internacionais e congressos nacionais e internacionais. É professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing, responsável pelas disciplinas Análise de Ambientes de Negócios e Dinâmica do Mercado Digital, desde 2000. É professora da Pós-graduação lato sensu em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento da COPPE/UFRJ, responsável pelos módulos de Inteligência Empresarial e Avaliação de Ativos Intangíveis, desde 1999. É professora do MBA em Gestão Empresarial da Universidade Cândido Mendes, responsável pela disciplina Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, desde 2000. É professora do Curso de Especialização em Gerência Estratégica da Informação da UFRJ, responsável pela disciplina Inteligência Empresarial, desde 2000. Já participou de vários projetos para implantação da Gestão por Conhecimento e Inteligência Competitiva em empresas públicas e privadas desde 1999, tais como Embratel, Shell, Syngenta, Anatel, Contax, Petrobras, Eaton Trucks, Rede Globo, Itaipu, Sebrae, TIM, entre outras.

Deborah Leite
Publicitária e jornalista, formada pela FACHA, com 15 anos de experiência no mercado de Comunicação, Marketing, Assessoria de Imprensa e Treinamento. Pós-graduada em Marketing pela Gama Filho e autora de artigos publicados na revista BrasilBest. Atualmente gerencia a área de Marketing da TW Services. Já atuou em empresas como Coca-Cola, Fundação Roberto Marinho, Sallum Assessoria de Imprensa, Animus Tecnologia da Informação e DBA Engenharia de Sistemas.

Informações
Data: 10/09 - quarta-feira
Horário: 9h30 às 18h30
Local: American Business Center Endereço, Praça Pio X, 15 - 6º andar - Centro-Rio de Janeiro Departamento de Apoio a Comitês
Juliana/ Bruna
Tel: (21) 3213-9200
E-mail: julianateixeira@amchamrio.com
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br) e Câmara de Comércio Americana

Marcadores:

Leia mais!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

FGV: inscrições abertas para MBA à distância

O FGV Online está com inscrições abertas para o MBA Executivo em Marketing a distância. O curso tem duração de um ano e dez meses, com carga horária de 410 horas, das quais 60 correspondem a quatro seminários presenciais (palestras, estudos de caso, jogos de negócios e avaliações interdisciplinares). A aula inaugural presencial da turma do Rio de Janeiro está marcada para o dia 5 de setembro e a de São Paulo para o dia 12 de setembro.

Entre as disciplinas que compõe o curso estão Comportamento do Consumidor, Fundamentos de Marketing, Gestão da Comunicação, Gestão de Produtos e Marca, Pesquisa de Mercado, Inteligência Competitiva, entre outras. Para cada disciplina, há avaliações online, com atividades individuais e em equipe. Durante todo o MBA, o desempenho dos alunos é acompanhado por professores-tutores treinados para tirar dúvidas e mediar os debates. Mais informações: (21) 2197-5100.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores:

Leia mais!

Pesquisa de Mercado: o que se faz com ela?

Fonte: Abep

Este curso define os conceitos da pesquisa e sua utilidade para a tomada de decisões de uma organização. Estuda o processo de pesquisa e aborda questões de Ética e Qualidade. Também aborda as condições em que a pesquisa de marketing pode e deve ser utilizada, quais as alternativas existentes e como interpretar e aplicar seus resultados. Para transmitir estes princípios, a ABEP conta com a instrutora Rosana Couto (Veritas Research) que, além de experiência acadêmica e didática, levará aos alunos sua competência técnica e vivência de mercado. O desenvolvimento é de Magali Moraes Freire e coordenação de Maximiliano Herlinger.

Objetivos
- Reconhecer a informação como fundamental para o processo de tomada de decisão em marketing;
- Entender o papel da pesquisa de marketing;
- Elaborar um briefing de pesquisa de marketing;
- Identificar as etapas de uma pesquisa;
- Relacionar os diferentes tipos de pesquisa às estratégias de marketing;
- Caracterizar o uso das diferentes metodologias;
- Utilizar os resultados;
- Reconhecer a relevância da ética e da qualidade na pesquisa de marketing.

Público-Alvo
Profissionais das áreas de pesquisa, marketing e demais interessados, com formação universitária, com ou sem experiência na área. A estrutura prevista para o curso considera o perfil de cada turma formada, seja na carga horária destinada a cada parte, seja na discussão e aplicação das ferramentas apropriadas.


Conteúdo Programático
O Marketing e o processo de tomada de decisão
A pesquisa de marketing.
O processo de pesquisa de marketing
O briefing.
O planejamento da pesquisa
Os diversos tipos de pesquisa: a pesquisa exploratória e a pesquisa conclusiva
As pesquisas qualitativas.
Técnicas projetivas
As pesquisas quantitativas.
A amostra
A pesquisa adhoc e as pesquisas contínuas: store audit/ home audit / audiência
A execução da pesquisa.
Os instrumentos de coleta de informações.
Questionários e roteiros.
Escalas.
Entrevistas e observação.
O campo.
O processamento das informações.
A análise dos resultados.
As conclusões e recomendações
As aplicações da pesquisa
A ética na pesquisa de marketing

Informações Gerais
Data e horário
06 a 08 de novembro de 2008
Dia 06: das 19 horas às 22h30 Dias 07 e 08: das 9 horas às 18h30 Local: São Paulo ]
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores:

Leia mais!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Confecção de Questionário - Briefing e Áreas de Estudo

Fonte: Abep
O questionário é uma peça de fundamental importância no processo de Pesquisa. É o resultado do planejamento que analisou o problema, que determinou quais informações são imprescindíveis no processo de decisão, que estabeleceu quais rumos seguir com as informações coletadas. O desenvolvimento do curso, coordenação e aulas serão feitas pelo professor Maximiliano Herlinger.

O questionário é o instrumento de comunicação com o entrevistado no qual serão registradas as informações que devem ter a precisão que acenderão as luzes voltadas ao futuro. Como redigi-lo, eliminando ou diminuindo ao máximo os vieses das respostas, é uma preocupação que o pesquisador deve ter sempre presente.


Ao final do curso o participante estará apto a entender e confeccionar um briefing segundo os objetivos da Pesquisa, elaborar as áreas de estudo que nortearão a confecção do questionário, confeccionar um questionário levando em conta princípios que eliminarão ou diminuirão vieses ao máximo, captar a visão global do questionário facilitando a percepção de falhas para correção, evitar ou levar ao mínimo os “esquecimentos” com aprimoramento das técnicas de construção do questionário, facilitar o trabalho de campo e processamento, eliminar ou diminuir significativamente as voltas de campo geradas por falha do questionário.

Objetivo do Curso
Transmitir e ampliar o entendimento sobre o problema a ser estudado na pesquisa com a elaboração das áreas de estudo que servirão de base para o desenvolvimento do questionário. Isto envolve a análise e o entendimento do briefing e dos objetivos da pesquisa como um todo. Exposição e discussão dos princípios para confecção de um questionário que atenda os objetivos do planejamento em harmonia com o processamento, sem viés, e sem a falta de perguntas ou informações que foram deixadas para trás.

Público Alvo
O curso é destinado a todo profissional envolvido no Planejamento e Análise, Assistente ou trainees, em que uma de suas atribuições é desenvolver e/ou avaliar questionários. Profissionais de Marketing ou produto que aprovam questionários e têm responsabilidade sobre o uso da informação. Chefes de campo e supervisores que tenham a responsabilidade pelo pré-teste e entender os objetivos de cada pergunta.

Professor Maximiliano Herlinger
Graduado em Economia pela PUCSP.

Atividade Profissional.
Participação em mais de 1.300 projetos de Pesquisas, entre Quantitativas e Qualitativas em mais de 40 tipos de Pesquisa. Experiência em próprio Instituto, Polimerc e Estudo, e gerência de Pesquisa na Kibon e Johnson.
Mais de 120 clientes atendidos nos mais diferentes ramos e tamanhos, tipos de problema, nacionais e multinacionais.

Atividade docente.
Diretor Cultural da SBPM e ABIPEME. Ex Professor de Administração Mercadológica/Pesquisa de Mercado no Mackenzie, PUC de Campinas e no MBA de Marketing do IBMEC. Organização de cursos na área de pesquisa que contou com a participação de mais de 1.500 alunos.

Informações Gerais
Data: 7, 8 e 9 de agosto de 2008
Horário: 9h as 18h30
Carga horária: 24 horas
Local: consulte a ABEP para obter maiores informações Inscrição: katia@abep.org ou pelo telefone (11) 3078.7744 com Kátia ou Lucinéia.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores:

Leia mais!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Novo Marketing e a nova Pesquisa de Mercado

(Fonte: Abep)

Executivos de Pesquisa de Mercado e áreas afins interessados em desenvolver uma linguagem de negócio comum em Marketing e Pesquisa já podem se inscrever no curso NOVO MARKETING E A NOVA PESQUISA DE MERCADO que tem como objetivo analisar e discutir o ambiente de negócios globalizado, que influencia a atividade estratégica das empresas e da área de marketing a participação de pesquisa de mercado como valor agregado. As aulas serão ministradas pela professora Dulce Perdigão.

Outros objetivos
Busca avançar em idéias acionáveis. Impulsionar inovação. Oferecer uma plataforma comum, ampla e aberta para as mentes mais brilhantes no negócio.
Estimular o pensamento estratégico nos processos de geração, seleção, organização e compartilhamento de informações e insights.

Conteúdo Programático
ü Ambiente de Negócios Globalizado
ü Estratégias de Crescimento
ü Ambiente de Marketing
ü Segmentação, Diferenciação e Posicionamento
ü Produto, Preço, Distribuição e Comunicação
ü O novo Marketing e a nova Pesquisa de Mercado
ü Marketing Internacional
ü O Caminho da Inovação
ü Pesquisa & Desenvolvimento (R&D)
ü Pesquisa de Mercado como apoio ao Desenvolvimento de Produto – do conceito à embalagem
ü Geração de Insight
ü Criatividade e Pesquisa de Mercado
ü Desenvolvimento de Comunicação
ü Medição de Audiência
ü Simulação de Potencial de Sucesso no Mercado
ü Sistema de Informações de Marketing (SIM) - Gestão da Informação
ü Monitoramento do Desempenho da Marca e Brand Equity
ü Monitoramento de Tendências
ü Desafios do Marketing e da Pesquisa no Século XXI


Informações Gerais
Carga horária: 24 horas/aula
Local: Sede ABEP - SP - Rua Urussuí, 92 - Itaim Bibi
Data e horário: 28 a 30 de julho de 2008 - Das 9h as 18h30
Professora: Dulce M. Perdigão*

Inscrição
(11) 3078.7744
e-mail katia@abep.org.

*Este curso foi desenvolvido e será ministrado por Dulce M. Perdigão. Dulce é Cientista Política, Econômica e Social, com especialização em Sociologia do Desenvolvimento. Especialista em Consumer Insight, Pesquisa do Futuro e Gestão de Políticas Publicas. Trabalhou para Ford, Research International e Unilever nas áreas de Propaganda, Marketing, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado e Consumer Insight, no Brasil e México. Possui Experiência Acadêmica em pós graduação de Pesquisa e Análise de Mercado, CEAPOG, UNIMES/São Caetano do Sul, cursos sobre Mídia e Pesquisa de Mercado no Brasil, Colômbia, Venezuela, México, América Central e República Dominicana. Além disso, atualmente é sócia da Test of the Future, consultoria em Tecnologia e Inteligência Empresarial.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores: ,

Leia mais!

Etnografia em Pesquisa de Mercado

Na pesquisa qualitativa a utilização de técnicas de inspiração etnográfica tem sido cada vez mais freqüente e requisitada pelos clientes.

*Diva Maria Tammaro de Oliveira

(Fonte: Abep)

Começa hoje, dia 17, e vai até sábado (19) o curso Etnografia em Pesquisa de Mercado, realizado pela Abep em parceria com a Aba, no Espaço Integração, que fica na Rua Manoel Guedes, 504, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo. Ainda há vagas para inscrição.


O curso ministrado pela professora Diva Maria Tammaro de Oliveira, diretora geral da Recherche – instituto de pesquisa qualitativa – tem como foco a observação do comportamento do consumidor no momento e ambiente em que ele ocorre. Com base no atual momento das pesquisas de mercado de cunho etnográfico em que a geração de novas idéias e insights assume cada vez mais importância para o posicionamento e comunicação de produtos e marcas. O desenvolvimento também é da professora em parceria com a Aurora Motomi Yasuda e coordenação de Maximiliano Herlinger.

Aplicabilidade

As aulas são expositivas, em formato de workshop, com a realização de exercícios práticos em grupo em sala de aula, com apoio de data show. A professora recomenda que, se possível, os alunos levem computadores portáteis. Neste curso o que se pretende é dar meios para refletir sobre o real alcance dos métodos etnográficos, sua aplicação para pesquisa de mercado e opinião, seu papel dentro da caixa de ferramentas qualitativas, seus pontos fracos e fortes para que as pessoas que irão utilizá-la saibam como planejar, colocá-la em prática de modo produtivo e correto.

Destinado aos pesquisadores da área qualitativa de maneira geral, pesquisadores de outras especialidades, aos usuários de pesquisa, ao final do curso o aluno estará apto a avaliar de forma crítica o uso de ferramentas de pesquisa etnográfica, tendo meios de julgar sobre a adequação do método a um determinado problema de marketing ou opinião e os resultados obtidos; saber o que esperar de um trabalho com esta abordagem e o papel da técnica em um projeto mais amplo de pesquisa; para os que se interessem pela aplicação profissional deste recurso, é um ponto de partida teórico e prático para o desenvolvimento e aprimoramento posterior das ferramentas.

Inscrições
katia@abep.org
(11) 3078.7744 com Kátia ou Lucinéia.

*Diva Maria Tammaro de Oliveira
Diretora geral da Recherche, instituto de pesquisa qualitativa.
Professora do curso de Pós Graduação em Pesquisa de Mercado da ECA USP.
Palestrante convidada para eventos Esomar, ABEP, ABA e QRCA.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br) e ao portal Abep.

Marcadores:

Leia mais!