Quarta-feira, 3 de Junho de 2009

Pesquisa aponta Barack Obama como o líder internacional mais popular; Lula fica em 11º

Barack Obama é o líder internacional mais popular em países ocidentais, tendo a simpatia de 78% dos cidadãos de seis países. Uma pesquisa realizada com mais de 6.300 adultos em EUA, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Itália mostra que o presidente americano, apesar de ter perdido uma pequena parcela de sua popularidade no último mês, mantém-se bem à frente dos outros líderes políticos e religiosos mais conhecidos da atualidade.

Na pesquisa realizada pela Harris International para o "International Herald Tribune" e para o canal a cabo francês France 24, Obama tem aprovação acima de 80% na Itália, na França e na Espanha. Seus críticos do Partido Republicano, porém, têm razão ao ironizar o presidente democrata por ele ser mais popular na Europa do que nos EUA: entre os americanos, ele têm a simpatia de 69%.

Entre os líderes de fora da Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está atrás apenas do sul-coreano Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU. Com 27% na média, a popularidade de Lula tem enorme variação: vai de 54% na Espanha (onde derrota o chefe do governo local, José Luis Zapatero, que tem 46%), 31% na Itália e 30% na França até somente 14% no Reino Unido e 17% em EUA e Alemanha. A rejeição ao brasileiro, no entanto, é sempre baixa, sendo de 12% na França e de 15% nos EUA.

Lula fica em 11 lugar no quadro geral, à frente de Hugo Chávez (15 lugar, com 16% de aprovação) e Fidel Castro (14, com 17%). O último colocado na lista de 19 líderes é o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, com 6% de aprovação. Em termos de rejeição, Ahmadinejad, com 59%, é superado por Fidel, com 60%.

A pesquisa perguntou também quem são os líderes mais influentes. Obama continua à frente dos demais, com 82%. Em seguida, vêm o presidente russo, Vladimir Putin, com 62%, e a chanceler federal alemã, Angela Merkel, com 59%. Neste quesito, Lula, 17 colocado, perde de Chávez, 16, por pouco: 25% a 24%. Os dois superam apenas Fidel (21%) e o sírio Bashar al-Assad (19%).
Veja a lista dos líderes mais influentes segundo a pesquisa do International Herald Tribune e do France 24 (computada a média dos seis países):

Barack Obama (presidente dos EUA) 78%
Dalai Lama (líder espiritual tibetano) 70%
Angela Merkel (chanceler da Alemanha) 54%
Tony Blair (ex-primeiro-ministro do Reino Unido) 49%
Nicolas Sarkozy (presidente da França) 42%
Gordon Brown (primeiro-ministro do Reino Unido) 41%
José Luiz Rodríguez Zapatero (primeiro-ministro da Espanha) 37%
Ban Ki-moon (secretário-geral da ONU) 36%
José Manuel Durão Barroso (presidente da Comissão Europeia) 35%
Luiz Inácio Lula da Silva (presidente do Brasil) 27%
Silvio Berlusconi (primeiro-ministro da Itália) 19%
Vladimir Putin (primeiro-ministro da Rússia) 17%
Fidel Castro (ex-presidente de Cuba) 17%
Hugo Chávez (presidente da Venezuela) 16%
Dmitry Medvedev (presidente da Rússia) 13%
Hu Jintao (presidente da China) 12%
Bashar al-Assad (presidente da Síria) 10%
Mahmoud Ahmadinejad (presidente do Irã) 6%
Fonte: O Globo.____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)
Leia mais!