Segunda-feira, 18 de Maio de 2009

Penetração dos netbooks chega a 20% do mercado de computadores portáteis

Dados preliminares da consultoria DisplaySearch referentes ao primeiro trimestre deste ano mostram que a fatia dos netbooks no mercado mundial de computadores portáteis já chegou a 20%.No período, foram comercializadas quase 6 milhões de unidades. A Acer, que tem 30,5% de participação nessa área, vendeu duas vezes mais ultraportáteis do que a Asus, segunda colocada: 1,8 milhão contra 900 mil.

Nas regiões de Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e América Latina, a taxa de penetração foi maior, ao contrário de China, Japão e América do Norte. “É evidente que, no momento, os mininotes têm um papel vital no mercado de PCs. Sem o volume adicional desses produtos, a indústria de notebooks teria caído 19% na comparação ano a ano, mas declinou apenas 3%”, afirmou John F. Jacobs, diretor de pesquisa de mercado para a área de notebooks da consultoria.
Entre os primeiros trimestres de 2008 e 2009, o salto dos ultraportáteis foi de 556% em termos de unidades comercializadas.

Considerando o mercado de portáteis como um todo, os números da DisplaySearch mostram que a Acer passou a Dell para assumir o segundo lugar no ranking, conquistando 18,8% do mercado.
A HP segue como principal fabricante e vendeu 7,3 milhões de notebooks e netbooks no período.
Fonte: IDG Now!____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)