Segunda-feira, 9 de Março de 2009

Pesquisa: Internet móvel crescerá drasticamente apesar da crise econômica

A primeira grande pesquisa feita com usuários de tecnologias móveis da Europa e EUA durante a crise econômica traz à indústria de telecom razões para ser otimista. Os resultados indicam que os consumidores pretendem aumentar drasticamente o uso de serviços móveis nos próximos dois anos - com uma alta significativa nos próximos 12 meses.

A pesquisa, patrocinada pela Tellabs, mostra que 71% dos consumidores acredita que vai incluir serviços como internet móvel no seu dia-a-dia. Apesar disso, a preocupação dos usuários de serviços móveis em relação ao preço, à velocidade e à qualidade do serviço ainda é grande.

A pesquisa, realizada em cinco grandes países da Europa ocidental e nos Estados Unidos pela Nielsen Company para a Tellabs, analisou dez provedoras de serviços de dados móveis e revelou que mais da metade dos quase 200 milhões de usuários de tais serviços dos países mencionados esperam aumentar o uso nos próximos dois anos.“O mais importante é que, de acordo com a pesquisa, mais de um quarto dos milhões de consumidores que ainda não usam serviços de dados móveis pretendem fazê-lo em breve,” afirmou Jesse Goranson, vice-presidente sênior da divisão de mídias móveis da Nielsen.

Considerando-se somente os países pesquisados, as provedoras de serviços podem esperar um aumento de tráfego em suas redes de cerca de 175 milhões de consumidores para serviços como internet móvel, e-mail, uploading de fotos e troca de mensagens multimídia (MMS). Serviços de dados móveis vieram para ficar e representam para as operadoras uma oportunidade milionária.
A lista dos cinco principais serviços que os novos usuários pretendem utilizar mostra que a demanda esperada não é dividida proporcionalmente. Os consumidores americanos utilizarão mais serviços de internet móvel do que os Europeus; cerca de metade dos novos usuários americanos e um terço dos europeus pretendem usar o serviço de internet móvel nos próximos dois anos.

Quase 40% dos novos usuários de países europeus também pretendem utilizar o serviço MMS. A tendência é que a Itália lidere o uso de todos os serviços, enquanto a Alemanha apresenta taxas relativamente baixas de intenção de uso.

Os consumidores também destacaram problemas que as operadoras precisam solucionar: custo (muito alto ou incerto), velocidade, qualidade e confiabilidade.A pressão sobre as redes será agravada, já que 41% dos entrevistados europeus e 71% dos norte-americanos acreditam que vão usar diariamente serviços de internet móvel. O uso de e-mail pelo celular apresenta crescimento similar, já que está cada vez mais disponível em uma grande variedade de aparelhos.

O crescimento contínuo das aplicações de alta banda larga e do tráfego de dados correspondente criará grandes desafios para as operadoras que buscam manter sua lucratividade. Considerando-se que grande parte do crescimento deve ocorrer dentro dos próximos 12 meses, a questão exige atenção imediata. As operadoras que enfrentarem esses desafios se beneficiarão mais cedo da crescente demanda, na medida em que aumentam suas margens de lucro.


Fonte: Mobilepedia________________________________________Adicionar vídeo____________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)