Terça-feira, 31 de Março de 2009

CNT/Sensus: Serra consolida liderança em pesquisa de intenção de voto para 2010 e Dilma cresce


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sucessão em 2010, apresentou crescimento nas intenções de votos em todos os cenários, segundo pesquisa realizada em março pelo Instituto Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta segunda-feira. Dilma, pela primeira vez supera o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), em um provável segundo turno. Mas ela continua distante do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), apontado como o favorito dos eleitores.

Há uma estabilidade do Serra e um acréscimo da Dilma que vai se colocando paulatinamente (do ano passado para cá) - disse o pesquisador Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.
A pesquisa quis saber ainda qual a possível influência do presidente Lula nas próximas eleições presidenciais: 21,5% disseram que votariam em um candidato apoiado por Lula. Em dezembro de 2008, 15,6% votariam no candidato apoiado por Lula.

Na avaliação de Guedes, população começa reconhecer que Dilma é a candidata apoiada por Lula, por isso o crescimento nas pesquisas. Além disso, a população também começa a tomar partido com aproximação da eleição e aumenta a capacidade de transferência de votos do presidente. A pesquisa foi realizada de 23 a 27 de março, em 136 municípios nas cinco regiões brasileiras e foram ouvidas 2 mil pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Serra na frente em todos os cenários
Em um primeiro cenário, com Serra e Dilma entre os candidatos, o governador de São Paulo lidera com 45,7% das intenções de voto (ante os 42,8% de janeiro) contra os 16,3% da ministra Dilma, que tinha 13,5% na última pesquisa. A vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSOL) aparece em terceiro, oscilando de 11,2% para 11%. No total de entrevistados, 27% declararam não ter candidato; este percentual era de 32,6% em janeiro.

A segunda simulação tem como candidato do PSDB o governador Aécio Neves. O tucano caiu de 23,3%, em janeiro, para 22%; Dilma subiu para 19,9% (ante 16,4% em janeiro); e Heloísa Helena caiu de 18,2% para 17,4%. O percentual de eleitores sem candidato caiu de 42,2% em janeiro, para 40,8%. Uma terceira lista, com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), mostra Serra liderando a preferência de voto com 43,1% (ante 41,9% em janeiro); Ciro subiu de 10,6% para 14,9%; e Heloísa Helena caiu de 13,8% para 12,8%; neste cenário, 29,4% dos eleitores afirmam não ter candidato (ante 33,8% em janeiro).

O último cenário de primeiro turno mostra Aécio Neves oscilando para 21,2% das intenções de voto, ante 21,9% em janeiro; Ciro Gomes subindo de 16,1% para 19,2%; Heloísa Helena também subindo de 18,9% para 19,0%. A parcela de eleitores sem candidato caiu de 43,2% para 40,7%.

Serra vence Dilma no segundo turno; ministra supera Aécio
No primeiro cenário de segundo turno sondado, entre Serra e Dilma, o tucano teria 53,5% das intenções de voto (ante 50,8% em janeiro) contra 21,3% da ministra, que tinha 16,6% na última pesquisa. A sondagem mostra que há 25,3% dos eleitores sem candidato (ante 32,6% em janeiro). A segunda opção, com Dilma e Aécio, mostra a ministra com 29,1% da preferência dos eleitores e o governador de Minas com 28,3%. O percentual de eleitores sem candidato caiu de 45,8% para e 42,7%.

Em um cenário de segundo turno entre José Serra e Ciro Gomes, o governador paulista teria 49,9% (ante 50,2% em janeiro), contra 20,3% de Ciro (que tinha 14,7%); entre os entrevistados, há 29,9% sem candidato, contra 35,2% em janeiro. A última possibilidade apontada, uma disputa entre Ciro e Aécio, Ciro Gomes teria 31,2% (em janeiro, o percentual era de 24,7%) contra 26,8% do obtido pelo governador de Minas (que tinha 29,1%). O percentual dos indecisos é de 2,2% (ante 46,3% na última pesquisa).

Lula lidera pesquisa de intenção de voto espontânea
Em pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes, Lula aparece em primeiro lugar, com 16,2% da preferência dos eleitores. Serra aparece com 8,8%; Dilma com 3,6%, seguida por Aécio, com 2,9%. Ciro teve 1,5% das intenções de voto e Heloísa Helena, 1,4%. Sobre a influência do presidente Lula nas próximas eleições, 21,5% dos entrevistados disseram que votariam em um candidato apoiado por Lula; 28,6%, que poderiam votar; 20,3%, que não votariam; e 25,9%, que somente decidiram o voto conhecendo o candidato.
Em dezembro de 2008, 15,6% votariam no candidato apoiado por Lula; 28,9% poderiam votar; 18,4% não votariam e 34,0% somente conhecendo o candidato para poder decidir o voto.

Aécio: crescimento de Dilma é resultado de exposição
Aécio disse que o crescimento de Dilma nas pesquisas se deve a sua excessiva exposição na mídia. No caso do PSDB, ele defende que o partido intensifique as reuniões pelo país para a escolha do candidato. Para Aécio, é preciso evitar que as eleições em 2010 sejam apenas eleições personalizadas.

- É natural que Dilma cresça porque ela tem tido uma exposição nos últimos meses que, talvez, nenhum outro candidato, em qualquer tempo no país tenha tido. Isso certamente é positivo dentro da estratégia do governo. Mas o que tenho defendido é que o PSDB se movimente mais pelo país para não corrermos o risco de termos uma eleição personalizada - disse Aécio.

Perguntado se era candidato à Presidência da República respondeu: - Ninguém é candidato de si só. O PSDB está construindo um processo decisório. No final do ano teremos não apenas um nome apresentado, mas também alguém com capacidade para construir amplas alianças e empunhar bandeiras novas. Na opinião do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), ainda é cedo para se falar em eleição presidencial: - O jogo pra valer não começou. Mas meu partido vai estar com o PSDB - disse Arruda.


Fonte: O Globo.____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)