Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009

Pesquisa revela a cidade de São Paulo para os brasileiros

Com o objetivo de traçar os detalhes que representam a cidade de São Paulo (SP) a APPM – Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado, empresa de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, acaba de lançar os resultados da pesquisa “A Cara de São Paulo”. Feita pela primeira vez em 1990, a pesquisa tem o objetivo de verificar a relação que existe entre a cidade, que está na semana de seu aniversário de 455 anos, e as pessoas que nela vivem.
O estudo é composto por pesquisas qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram realizados seis grupos sobre os possíveis símbolos da cidade, seus problemas, aspectos positivos e negativos e o sentimento do cidadão paulistano, de nascimento e por adoção, em relação à cidade. Os entrevistados também levantaram os pontos positivos e negativos da cidade. Ao mesmo tempo em que a cidade de São Paulo é sinônimo de trabalho, progresso, comércio, informação e cultura, ela também lembra violência, trânsito, poluição, barulho e crescimento desorganizado. “A cidade de São Paulo, quer por sua pujança, quer por sua força de trabalho, seu poder econômico e, sobretudo, por seu desenvolvimento, tem para os brasileiros um significado de progresso e vitória. Entretanto, para os que vivem em São Paulo este significado não se restringe ao lado progressista da cidade: trata-se de uma relação emocional, uma espécie de paraíso urbano, de amor concreto”, afirma Rose Saldiva, idealizadora da Pesquisa.
A pesquisa mostra o quanto o perfil de São Paulo mudou nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, a figura que representava bem São Paulo, segundo os próprios moradores da cidade, era um homem altamente sedutor e poderoso que, ao mesmo tempo, era boêmio e gostava muito de trabalhar. Já a figura de 2009 vem representada por uma mulher que é executiva e mãe.A partir deste levantamento foi possível elaborar uma primeira lista de categorias que foi aplicada em 100 entrevistas espontâneas por telefone. Com estes dois levantamentos em mãos, a APPM pode elaborar o questionário que foi aplicado em 1.000 entrevistas com pessoas que vivem em São Paulo, uma mostra significativa que traz uma margem de erro muito pequena, de 2 a 3%. Todas as classes sociais e faixas etárias foram abordadas. “Todas as respostas escolhidas pelos paulistanos têm uma característica comum: todos são lutadores, vencedores e íntegros. E é assim que o paulistano se vê, e isso independe do local onde ele nasceu.”, afirma Antonio de Pádua Prado Junior, diretor da APPM.
Seguem alguns exemplos dos principais símbolos que representam a cidade, ou seja, que têm “a cara de São Paulo”:
Ator – Lima Duarte
Atriz – Fernanda Montenegro
Apresentador – Silvio Santos
Apresentadora – Hebe Camargo
Apresentador de Telejornal – William Bonner
Jornalista de Imprensa Escrita – José Simão
Esportista – Rogério Ceni
Conjunto de Rock – Titãs
Empresário – Silvio Santos
Museu – Museu do Ipiranga
Parque – IbirapueraMonumento – Monumento à Independência
Cartão Postal – Avenida Paulista
Comida – Arroz e Feijão
Flor – Rosa
Fonte: Portal Administradores____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)