Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

EM TEMPOS DE FASHION RIO, EMPRESAS DE LUXO MOSTRAM CAUTELA PARA NOVOS NEGÓCIOS

Instituto realiza pesquisa especializada com marcas e clientes elitizados

O mercado da moda está fervendo no Rio de Janeiro. A 14ª edição do Fashion Rio, que acontece até o dia 16 de janeiro na Marina da Glória, apresenta ao público todas as vertentes que a moda e o business oferecem. No entanto, a cada temporada, uma dúvida fica no ar: qual será a tendência da próxima estação e o futuro dos negócios? Para tentar responder essa incógnita, com o mínimo risco de erro, grandes empresas estão aderindo às pesquisas de mercado.

Para levantar informações sobre o mercado de luxo, que abrange diversos setores (automóveis, moda, imóveis, entre outros), a GfK, um dos maiores institutos de pesquisa do país, vem realizando nos últimos três anos um projeto denominado O Mercado de Luxo. O objetivo do estudo é conhecer melhor o público elitizado e prover dados que possibilitem a profissionalização da gestão do mercado de luxo no Brasil. Segundo a Gerente de Marketing e Comunicação da GfK, Lucia Godoy, o setor tem apresentando um ritmo de crescimento muito forte e sustentável nos últimos anos e apresenta grande potencial de expansão. No entanto, as informações disponíveis sobre este nicho ainda são muito escassas e empíricas.

“Nessa pesquisa são levantadas informações como o faturamento e investimentos, os hábitos e atitudes de compra dos consumidores do Luxo, o perfil de consumidores atuais e novos entrantes na categoria, além de suas motivações de compra e seus gastos”, explicou a Gerente, que ainda completou: “Os resultados desta pesquisa vêm sendo utilizados para a tomada de decisão de empresas deste setor, que antes se dava essencialmente através da percepção e feeling dos profissionais que atuam no segmento”.

Além de conhecer melhor o mercado consumidor, a pesquisa coletou informações das empresas de luxo. Diretores e CEOs de empresas deste segmento responderam questões sobre área de atuação, número de funcionários, ações de marketing adotadas, investimentos realizados e público-alvo. Na 3ª edição da pesquisa que está sendo realizada este ano, até o atual colapso financeiro foi incluído no estudo, já que a escassez de crédito no mercado pode trazer impactos para os resultados do setor. “Em época de crise, as empresas têm que minimizar os erros. As informações provenientes desta pesquisa podem ajudá-las a desenvolver estratégias e ações mais eficazes”, afirmou Lucia.

Para realização do projeto Mercado de Luxo, a GfK contou com a parceria da DomusTec, empresa especializada em tecnologia para aplicação de pesquisas. Segundo Lucia, a equipe envolvida no estudo precisava de uma ferramenta que distribuísse os questionários de forma simples e obtivesse os resultados com rapidez. A solução foi a utilização do sistema QuestManager. “O uso de um software desenvolvido especialmente para pesquisas foi essencial”, completou a Gerente.____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)