Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

Jornais perdem para revistas e livros no Brasil


Um levantamento do Instituto Pro-Livro, realizado pelo Ibope, identificou o perfil e os hábitos dos leitores brasileiros.
Descobriu-se que revistas e livros lideram a preferência de leitura com 52% e 50% dos entrevistados, respectivamente. Em seguida, aparecem os jornais (48%) e em 7º lugar ficaram as leituras na internet, com 20% da preferência.
Apesar da porcentagem, o tempo semanal dedicado à leitura do jornal é maior: em média, de 1h21. De revista, esse tempo chega a 1h16; com internet, são gastas 2h24.
Divulgada este ano, a pesquisa chamada de "Retrato da Leitura no Brasil" foi baseada em 5.012 entrevistas domiciliares e considerou como "leitor" apenas aqueles que declararam ter lido um livro nos últimos três meses. Os que não declararam ter feito isso foram considerados como "não leitores", mesmo que tenham lido livros em outros períodos.
O estudo concluiu que a maioria dos considerados leitores mora nas Regiões Sul (75%) e Sudeste (71%). Além disso, 55% dos leitores que afirmam ler freqüentemente (55% da população estudada) são mulheres, cujo livro preferido é a Bíblia (49%).
Para 26% dos brasileiros, a leitura significa "conhecimento", contra 8% que acham que o hábito contribui com o "crescimento profissional".
Entre os principais hobbies, a leitura aparece em 5º lugar (35%) perdendo para televisão (77%), música (53%), descanso (50%) e rádio (39%). No entanto, a renda e a escolaridade se mostraram fatores decisivos para a escolha.
Entre os entrevistados com formação superior, 79% preferem a leitura como passatempo e entre os que possuem renda acima de 10 salários mínimos, o índice fica em 78%.
Os maiores compradores de livros estão nas classes C (47%) e B (24%).
Fonte: AdNews
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)