Quinta-feira, 11 de Setembro de 2008

GfK: quem precisa de uma segunda vida?

A GfK Indicator realizou uma pesquisa que virou case de sucesso quanto ao motivo que leva as pessoas a participarem do mundo virtual produzido peleo Second Life (SL). Os resultados mostraram que os usuários buscam: possibilidade de conhecer pessoas/fazer amizades (58%), ter coisas que não possuem no mundo real (45%), relaxar e desestressar (43%), poder conhecer lugares (40%), ser outra pessoa (38%), diversão (36%), entre outros.

Intitulada de “Quem precisa de uma segunda vida” a GfK também entrevistou durante a realização da pesquisa um antropólogo, um psicólogo e um sociólogo que ajudaram a entender o que representa estar inserido neste ambiente tridimensional. Já para a aplicação do questionário com os participantes do Second Life, o instituto utilizou a tecnologia do software QuestManager, desenvolvido pela Domustec. A pesquisa foi utilizada como paper no 3º Congresso Brasileiro de Pesquisa - Mercado opinião e Mídia de onde saiu vencedora do “Prêmio Alfredo Carmo”.





De acordo com a gerente de TI da GfK Indicator, Simone Moro, a parceria tecnológica de trabalho com o QuestManager via SmartJobs foi importante para que o instituto ganhasse a agilidade necessária para a conclusão do trabalho.

“Nós, como instituto de pesquisa, precisamos estar unidos aos parceiros que são comprometidos e encontramos isso no QuestManager. Ele acaba sendo uma extensão da GfK fazendo a pesquisa acontecer na velocidade que precisamos”, ressaltou Simone.

No recrutamento para a realização da pesquisa foram usadas pessoas que trabalham como promoter no SL. A pesquisa teve duas fases uma qualitativa e uma quantitativa. Na fase qualitativa as pessoas eram convidadas para participar de uma discussão de grupo. Os próprios autores do paper apresentado no congresso, Helena Palla e Leonardo Melo, da GfK, foram os moderadores. Os promoters também foram usados na segunda fase, quantitativa, convidando as pessoas para responder perguntas através do link do software QuestManager disponibilizado através de e-mail.




Outros resultados da pesquisa realizada pela GfK mostraram que marcas reais estão inseridas no Second Life através do patrocínio de festas e eventos no mundo virtual. No entanto, ainda existe um mau aproveitamento do espaço midiático sendo que a interatividade com os personagens é baixa em um local onde há grande potencial para gerar negócios e vínculos.




Saiba Mais
O Second Life é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano, onde as pessoas se relacionam por meio de um personagem (avatar). Dados apontam que de 2001 a 2006 o SL contava com 1,5 milhão de usuários. Número que chegou a 8 milhões em 2007, com estimativa de 4 usuários para cada 5 pessoas que utilizam internet.

O QuestManager é um software de pesquisas profissionais utilizados por alguns dos maiores institutos de pesquisa do Mundo. Trata-se de uma tecnologia 100% web que permite a criação de questionários profissionais (incluindo com dinâmica de Conjoint) com todas as principais variações e tipos de perguntas, tanto de opções fechadas: seleção únicas, múltiplas, grids e rankings como as abertas descritivas para comentários ou ponderação de valores numéricos. Além da criação de questionários, o sistema ainda permite a aplicação e o gerenciamento de estudos quantitativos por até 6 veículos: e-mail, weblink, CATI/CallCenter, Palm/PDA, Quiosque Eletrônico e papel. Ao final, seu usuário consegue ter acesso a todos os resultados em tempo real para inclusive gerar gráficos para apresentações e análises.

A GfK Indicator foi fundada no Brasil em 1987 e trabalha na geração de conhecimento para apoio ao processo de decisão estratégica de nossos clientes. De origem alemã o Grupo GfK é a quarta maior empresa de pesquisa do mundo. A empresa está presente em mais de 60 países nos cinco continentes, com a capacidade de conduzir estudos locais, regionais ou globais com o mesmo empenho e alta qualidade. No Brasil, contamos com mais de 100 funcionários e estamos entre as cinco maiores empresas de pesquisa do país.



____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores: ,