Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008

Inteligência competitiva: apredendo a identificar e analisar resultados

Este curso apresenta um amplo conjunto de informações acerca das técnicas e práticas relativas às fases de comunicação sensibilização e construção de um sistema de Inteligência Competitiva, este sistema permitirá tomar decisões com base nas pistas emitidas pelo mercado - o que certamente irá auxiliar os gestores na prevenção de uma eventual ação dos concorrentes, reduzindo riscos e custos para a empresa. O treinamento acontece no dia 10 de setembro, no American Business Center, no Centro, Rio de Janeiro.

Cada vez mais, a informação é indispensável para qualquer tipo de negócio, seja a que vem do cliente, do fornecedor ou do competidor. Assim, é necessário que hoje em dia os gestores e executivos, ou seja, as empresas utilizem as informações relevantes ao negócio de forma fácil. Essas informações reunidas e analisadas apoiarão a todos os níveis da organização e, principalmente, auxiliarão aos tomadores de decisão no momento de definir suas estratégias. O curso será ministrado por Elisabeth Gomes e Deborah Leite.

Público Alvo
Diretores e gerentes de Planejamento, TI, Marketing e outros profissionais que têm necessidade de transformar informações em conhecimento para apoiar negócios.

Docentes
Elisabeth Gomes
Doutora em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva pela COPPE/UFRJ, mestre em Planejamento pela COPPE/UFRJ e engenheira mecânica pela UCP. Autora de: "Inteligência Competitiva: como transformar Informação em um negócio lucrativo” – 2001, atualizado em 2004, “Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento” - 2001, ambos da Editora Campus e Gestão Estratégica da Informação e IC da Ed. Saraiva, 2005. Possui dois livros publicados no exterior: “Gestão de Empresas na Era do Conhecimento”. Ed Silabo, 2004, Portugal e Knowledge management and Competitive Intelligence for Nuclear Area, 2004, Ed.IJNKM, França. Possui mais de 15 artigos publicados sobre o assunto em revistas nacionais, internacionais e congressos nacionais e internacionais. É professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing, responsável pelas disciplinas Análise de Ambientes de Negócios e Dinâmica do Mercado Digital, desde 2000. É professora da Pós-graduação lato sensu em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento da COPPE/UFRJ, responsável pelos módulos de Inteligência Empresarial e Avaliação de Ativos Intangíveis, desde 1999. É professora do MBA em Gestão Empresarial da Universidade Cândido Mendes, responsável pela disciplina Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, desde 2000. É professora do Curso de Especialização em Gerência Estratégica da Informação da UFRJ, responsável pela disciplina Inteligência Empresarial, desde 2000. Já participou de vários projetos para implantação da Gestão por Conhecimento e Inteligência Competitiva em empresas públicas e privadas desde 1999, tais como Embratel, Shell, Syngenta, Anatel, Contax, Petrobras, Eaton Trucks, Rede Globo, Itaipu, Sebrae, TIM, entre outras.

Deborah Leite
Publicitária e jornalista, formada pela FACHA, com 15 anos de experiência no mercado de Comunicação, Marketing, Assessoria de Imprensa e Treinamento. Pós-graduada em Marketing pela Gama Filho e autora de artigos publicados na revista BrasilBest. Atualmente gerencia a área de Marketing da TW Services. Já atuou em empresas como Coca-Cola, Fundação Roberto Marinho, Sallum Assessoria de Imprensa, Animus Tecnologia da Informação e DBA Engenharia de Sistemas.

Informações
Data: 10/09 - quarta-feira
Horário: 9h30 às 18h30
Local: American Business Center Endereço, Praça Pio X, 15 - 6º andar - Centro-Rio de Janeiro Departamento de Apoio a Comitês
Juliana/ Bruna
Tel: (21) 3213-9200
E-mail: julianateixeira@amchamrio.com
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br) e Câmara de Comércio Americana

Marcadores: