Terça-feira, 5 de Agosto de 2008

Clima Organizacional e Pesquisa de Satisfação

Por que fazer e qual a validade de uma pesquisa de satisfação interna? Por mais simples que esta pesquisa possa ser, ela só terá validade se o seu resultado for utilizado de forma objetiva, não apenas para satisfazer metas ou requisitos da empresa. Nesta situação corremos o risco de causar prejuízos ao clima organizacional.

Quando uma empresa pergunta aos seus funcionários a visão que eles estão tendo sobre aspectos do clima organizacional, tais como: ambiente e condições de trabalho, benefícios oferecidos, o grau da comunicação, sua forma de relacionamento e participação com sugestões, a empresa deve saber administrar as respostas que não vierem ao encontro das suas expectativas.

Saber ouvir e administrar frustrações é tarefa de todo bom administrador de uma empresa, esteja ele em qualquer nível de comando. Há grande diferença em aplicar uma pesquisa e não levar em consideração as respostas dos seus funcionários, da situação de dar respostas, apresentar propostas ou pedir sugestões.

E como proceder com as respostas à pesquisa que mostram o desacordo entre a empresa e o grau necessário de satisfação dos seus funcionários? A empresa deve, para o bem de manter o clima organizacional no mínimo no patamar em que está, traçar um plano de metas antes de realizar a pesquisa.

Estabelecer um valor mínimo desejável quanto à satisfação dos funcionários, ditar um grau aceitável; quando este valor não for atingido, a empresa deve contabilizá-lo e traçar Planos de Ação para atender os fatores indicados nas respostas abaixo da meta estipulada; monitorar a manutenção do clima da organização verificando, no mínimo uma vez ao ano, se os funcionários mantêm-se satisfeitos; após atingir o valor estipulado, traçar novo objetivo.

Assim, antes de aplicar uma pesquisa, o administrador deve avaliar a real possibilidade de utilizar as informações que receber e de que terá meios de dar as respostas às questões relevantes. Sem esta condição, ou seja, se a pesquisa for realizada e não resultar em reciprocidade, a empresa perde credibilidade em suas ações e põe em situação indesejável o clima organizacional da empresa.

Fonte: Qualitá Consultoria e Desenvolvimento LTDA.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores: ,