Quinta-feira, 17 de Julho de 2008

Etnografia em Pesquisa de Mercado

Na pesquisa qualitativa a utilização de técnicas de inspiração etnográfica tem sido cada vez mais freqüente e requisitada pelos clientes.

*Diva Maria Tammaro de Oliveira

(Fonte: Abep)

Começa hoje, dia 17, e vai até sábado (19) o curso Etnografia em Pesquisa de Mercado, realizado pela Abep em parceria com a Aba, no Espaço Integração, que fica na Rua Manoel Guedes, 504, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo. Ainda há vagas para inscrição.


O curso ministrado pela professora Diva Maria Tammaro de Oliveira, diretora geral da Recherche – instituto de pesquisa qualitativa – tem como foco a observação do comportamento do consumidor no momento e ambiente em que ele ocorre. Com base no atual momento das pesquisas de mercado de cunho etnográfico em que a geração de novas idéias e insights assume cada vez mais importância para o posicionamento e comunicação de produtos e marcas. O desenvolvimento também é da professora em parceria com a Aurora Motomi Yasuda e coordenação de Maximiliano Herlinger.

Aplicabilidade

As aulas são expositivas, em formato de workshop, com a realização de exercícios práticos em grupo em sala de aula, com apoio de data show. A professora recomenda que, se possível, os alunos levem computadores portáteis. Neste curso o que se pretende é dar meios para refletir sobre o real alcance dos métodos etnográficos, sua aplicação para pesquisa de mercado e opinião, seu papel dentro da caixa de ferramentas qualitativas, seus pontos fracos e fortes para que as pessoas que irão utilizá-la saibam como planejar, colocá-la em prática de modo produtivo e correto.

Destinado aos pesquisadores da área qualitativa de maneira geral, pesquisadores de outras especialidades, aos usuários de pesquisa, ao final do curso o aluno estará apto a avaliar de forma crítica o uso de ferramentas de pesquisa etnográfica, tendo meios de julgar sobre a adequação do método a um determinado problema de marketing ou opinião e os resultados obtidos; saber o que esperar de um trabalho com esta abordagem e o papel da técnica em um projeto mais amplo de pesquisa; para os que se interessem pela aplicação profissional deste recurso, é um ponto de partida teórico e prático para o desenvolvimento e aprimoramento posterior das ferramentas.

Inscrições
katia@abep.org
(11) 3078.7744 com Kátia ou Lucinéia.

*Diva Maria Tammaro de Oliveira
Diretora geral da Recherche, instituto de pesquisa qualitativa.
Professora do curso de Pós Graduação em Pesquisa de Mercado da ECA USP.
Palestrante convidada para eventos Esomar, ABEP, ABA e QRCA.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br) e ao portal Abep.

Marcadores: