Quarta-feira, 23 de Julho de 2008

Confecção de Questionário - Briefing e Áreas de Estudo

Fonte: Abep
O questionário é uma peça de fundamental importância no processo de Pesquisa. É o resultado do planejamento que analisou o problema, que determinou quais informações são imprescindíveis no processo de decisão, que estabeleceu quais rumos seguir com as informações coletadas. O desenvolvimento do curso, coordenação e aulas serão feitas pelo professor Maximiliano Herlinger.

O questionário é o instrumento de comunicação com o entrevistado no qual serão registradas as informações que devem ter a precisão que acenderão as luzes voltadas ao futuro. Como redigi-lo, eliminando ou diminuindo ao máximo os vieses das respostas, é uma preocupação que o pesquisador deve ter sempre presente.


Ao final do curso o participante estará apto a entender e confeccionar um briefing segundo os objetivos da Pesquisa, elaborar as áreas de estudo que nortearão a confecção do questionário, confeccionar um questionário levando em conta princípios que eliminarão ou diminuirão vieses ao máximo, captar a visão global do questionário facilitando a percepção de falhas para correção, evitar ou levar ao mínimo os “esquecimentos” com aprimoramento das técnicas de construção do questionário, facilitar o trabalho de campo e processamento, eliminar ou diminuir significativamente as voltas de campo geradas por falha do questionário.

Objetivo do Curso
Transmitir e ampliar o entendimento sobre o problema a ser estudado na pesquisa com a elaboração das áreas de estudo que servirão de base para o desenvolvimento do questionário. Isto envolve a análise e o entendimento do briefing e dos objetivos da pesquisa como um todo. Exposição e discussão dos princípios para confecção de um questionário que atenda os objetivos do planejamento em harmonia com o processamento, sem viés, e sem a falta de perguntas ou informações que foram deixadas para trás.

Público Alvo
O curso é destinado a todo profissional envolvido no Planejamento e Análise, Assistente ou trainees, em que uma de suas atribuições é desenvolver e/ou avaliar questionários. Profissionais de Marketing ou produto que aprovam questionários e têm responsabilidade sobre o uso da informação. Chefes de campo e supervisores que tenham a responsabilidade pelo pré-teste e entender os objetivos de cada pergunta.

Professor Maximiliano Herlinger
Graduado em Economia pela PUCSP.

Atividade Profissional.
Participação em mais de 1.300 projetos de Pesquisas, entre Quantitativas e Qualitativas em mais de 40 tipos de Pesquisa. Experiência em próprio Instituto, Polimerc e Estudo, e gerência de Pesquisa na Kibon e Johnson.
Mais de 120 clientes atendidos nos mais diferentes ramos e tamanhos, tipos de problema, nacionais e multinacionais.

Atividade docente.
Diretor Cultural da SBPM e ABIPEME. Ex Professor de Administração Mercadológica/Pesquisa de Mercado no Mackenzie, PUC de Campinas e no MBA de Marketing do IBMEC. Organização de cursos na área de pesquisa que contou com a participação de mais de 1.500 alunos.

Informações Gerais
Data: 7, 8 e 9 de agosto de 2008
Horário: 9h as 18h30
Carga horária: 24 horas
Local: consulte a ABEP para obter maiores informações Inscrição: katia@abep.org ou pelo telefone (11) 3078.7744 com Kátia ou Lucinéia.
____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)

Marcadores: