Quinta-feira, 23 de Novembro de 2006

Pesquisador com PDA em vez de prancheta

A figura típica do pesquisador de opinião ou recenseador inclui crachá e prancheta. Mas o tradicional dispositivo de entrada de dados começa a dar lugar a Palmtops, eliminando etapas.
Quem nunca foi abordado em casa, na rua ou no trabalho por um pesquisador? Pode ser uma simples enquete de opinião ou mesmo os recenseadores do IBGE, com suas pesquisas complexas e importantes para o Brasil.

Sim, neste momento existem milhares de pesquisadores espalhados pelo país, colhendo informações para os mais complexos fins, desde auxiliar empresas na tomada de decisão, o governo a conhecer melhor a sociedade e até tentar descobrir quem está na frente em corridas eleitorais.

Este tipo de pesquisador sempre teve duas marcas registradas: o crachá de identificação e uma prancheta com uma ou mais folhas de perguntas... Entretanto, esta imagem está mudando e já está se tornando usual encontrarmos pesquisadores com palmtops, onde os formulários, antes volumosos, estão concentrados do PDA.

Mas qual a vantagem de automatizar equipes de pesquisas com palmtops? Na verdade há muitas...

Hoje existem disponíveis no mercado vários softwares de análise de pesquisas. Certamente, se sua empresa executa pesquisas, internas ou externas, ela possui um deles instalado em um PC (ou ainda está no tempo das planilhas adaptadas...).

Todos os formulários de pesquisas são digitados um a um nestes softwares, para que os dados possam ser analisados posteriormente. Entretanto, se a pesquisa for efetuada com um software para palmtops, ao invés de formulários de papel, estes dados poderão ser exportados para o software de análise de pesquisas, automaticamente. É eliminada a etapa do digitador (diminuindo custos e canalizando recursos), aumenta a velocidade ao acesso dos dados e, principalmente, acabam os erros de digitação.

Estes dados podem ser exportados para o PC via cabo (conexão direta do PDA com o PC), via internet (conexão do palmtop com um celular ou telefone fixo com modem) ou via e-mail (exportação para um PC remoto e posterior envio para o computador central), por exemplo.

Resultados mais precisos. Outra grande vantagem da automação via PDA é uma melhor qualidade da pesquisa. É muito comum o entrevistado fornecer perguntas erradas para o entrevistador, o que pode deturpar a pesquisa. Neste caso, é possível administrar as perguntas de maneira coerente. Por exemplo: você pergunta que carro a pessoa possui e ela responde que é um Gurgel. Então na pergunta seguinte, sobre o modelo/ano, o entrevistado não poderá responder que é de 1995, pois automaticamente o software avisará ao entrevistador que a resposta é incoerente.

Outro fator positivo é que tais softwares para PDAs são muito fáceis de usar e não requerem muito treinamento para o pesquisador e nem para o administrador de pesquisas, que terá a função de montá-las.

Um exemplo concreto da facilidade deste tipo de automação ocorreu na Federasul, uma das maiores federações empresariais do sul do Brasil. Anteriormente, a cada evento os administradores faziam pequenas pesquisas de opinião com os participantes, normalmente duas ou três perguntas, cujos resultados só podiam ser divulgados no dia seguinte no site da entidade.

Com a pesquisa via PDA o resultado pôde ser apresentado no próprio evento, dez minutos após a coleta de dados. Aumentou a satisfação dos participantes e a qualidade do encontro.

Sistemas de pesquisas via palmtops costumam superar bastante as expectativas e produzem um resultado positivo do ponto de vista operacional, financeiro e institucional, seja para grandes institutos de pesquisas ou empresas e instituições que executam pesquisas para os mais diversos fins.

Normalmente, as mesmas empresas que desenvolvem softwares para automação de equipes de vendas também desenvolvem softwares para automação de pesquisas. Informe-se e evolua seu negócio.

por Julio Trois - administrador de empresas, diretor executivo da TroisSoftwares, escritor, fundador e ex-administrador do portal PalmDownloads [clipping Webinsider]

____________________________________________________________________
Este texto pode ser copiado, distribuído, reproduzido, transmitido ou publicado em outros sites desde que mantidas as mesmas referências ao autor e à este Portal (www.PesquisadorModerno.com.br)